Diferencial do Chevette: Dana VS Braseixos
Hoje vamos falar de um tema interessante que a maioria dos entusiastas conhece, porém, grande parte dos proprietários comuns não. Hoje o tema é Diferencial do Chevette!
Para começar, temos dois fabricantes de Diferencial, Dana e Braseixos. Cada um desses foi utilizado numa aplicação diferente na família Chevette. Os Diferenciais Braseixos foram utilizados em todos os modelos da família Chevette, e os Diferenciais Dana foram apenas para a picape Chevy 500.
A diferença entre os que equiparam o Chevette sedã para os demais, é o posicionamento da suspensão: O Braseixos foi sempre usado no Chevette sedã, que tem mais espaço de assoalho, e os amortecedores são alocados na vertical. Já o Dana, possui um trabalho de suspensão diferente, onde os amortecedores trabalham na diagonal, ou "deitados". Também houve diferenciais Braseixos nas Chevy 500. (Na verdade os Dana são bem mais difíceis de encontrar, maioria foi fabricada com Braseixos)
A princípio de comparação, vamos tomar a Marajó, que foi equipada com as duas versões (Dana e Braseixos). Externamente a única diferença é o Miolo ou Carcaça que tem formato diferente e consequentemente, tampas diferentes.
Diferencial Dana 26 |

O Dana possui dentes da coroa, pinhão e engrenagens mais robustos do que os Braseixos, isso se deve ao fato de que eles foram projetados para veículos mais pesados e com capacidade de carga maior (Opala e Chevy 500). Além disso o Dana é mais seguro também por não ter uma vulnerabilidade que o Braseixos tem, que é a da possibilidade de soltar a ponta de eixo, pelo fato destas serem presas apenas por uma presilha, e as do Dana serem fixadas por 4 parafusos na carcaça do diferencial. Como o Dana 26 é bastante raro até mesmo nos Opalas, peças e manutenção também são mais caros, ainda mais por conta dessa versão específica ter sido importada, e não fabricada aqui como o Dana 30 e Dana 44. O Braseixos é o mais popular na família Chevette: saiu em todos os modelos e versões, isso faz dele também mais barato para manutenção e mais fácil de encontrar peças.
Ainda assim, eles tiveram variações entre eles de acordo com o câmbio e o motor que era usado no carro. Vamos analisar e descrever a relação do diferencial por motor e por modelo, para que fique claro e mais fácil de compreender.
══════════════════════════════════
Chevette 1.4 Gasolina - (1973)
Câmbio Opel 4 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,100:1
Coroa: 41 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette 1.4 Gasolina - (1974 - 1983)
Câmbio Isuzu 4 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,100:1
Coroa: 41 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette Hatch 1.4 Gasolina - (1980 - 1982)
Câmbio Isuzu 4 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,100:1
Coroa: 41 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Marajó 1.4 Gasolina - (1980 - 1982)
Câmbio Isuzu 4 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,100:1
Coroa: 41 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette 1.6 Gasolina/Álcool - (1983 - 1994)
Câmbio Clark/Eaton 5 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,900:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette Hatch 1.6 Gasolina/Álcool - (1982 - 1987)
Câmbio Clark 5 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,900:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevy 500 1.6 Gasolina/Álcool - (1984 - 1994)
Câmbio Clark 5 Marchas
Diferencial Dana-Spicer 4,111:1
Coroa: 37 Dentes
Pinhão: 9 Dentes
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,100:1
Coroa: 41 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Marajó 1.6 Gasolina/Álcool - (1983 - 1989)
Câmbio Clark 5 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,900:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1990)
Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,540:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 11 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette Hatch 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1987)
Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,540:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 11 Dentes
══════════════════════════════════
Chevy 500 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1990)
Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,900:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 10 Dentes
══════════════════════════════════
Marajó 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1989)
Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 3,540:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 11 Dentes
══════════════════════════════════
Chevette 1.0 Gasolina/Álcool - (1991 - 1994)
Câmbio Clark/Eaton 5 Marchas
Diferencial Rockwell-Braseixos 4,880:1
Coroa: 39 Dentes
Pinhão: 8 Dentes
══════════════════════════════════
![]() |
Diferencial Braseixos - Chevy 500, Marajó e Chevette Hatch - Detalhe para barra de estabilidade mais curta, e amortecedores em diagonal. |
![]() |
Diferencial Braseixos - Chevette Sedã - Barra de estabilidade mais longa e amortecedores na vertical. |
Como vimos acima, tivemos dois fabricantes de Diferencial, e várias relações de redução, específicas para cada modelo. Na Chevy 500 uma relação bastante reduzida por conta de ser um veículo de carga, no Chevette Júnior mais ainda por ter um motor fraco, porém para os modelos de câmbio automático, a relação ficou mais longa, para aproveitar o máximo das 3 marchas do câmbio e poder proporcionar uma rodagem mais tranquila sem que o motor estivesse gritando...
O ponto interessante é que, é possível adaptar as relações do diferencial em outro, de Braseixos para Braseixos ou de Dana para Dana, por conta de que a carcaça usada pelos fabricantes, foi a mesma independente da relação que houvesse dentro. Só não é possível adaptar uma relação de Dana no Braseixos, são dois fabricantes diferentes, porém você pode adaptar o diferencial Dana inteiro no lugar de um original Braseixos, basta atentar nas adaptações de suspensão e barra estabilizadora, que são diferentes. Em breve falarei mais sobre os câmbios mencionados aqui, e as relações de cada marcha, também separados por modelo, motor e ano.
Curtiu essa matéria? Comente o que você achou e não esqueça de nos seguir no Instagram: @TocaDoChevette
Comentários
Postar um comentário