Motor do Chevette - Origem e suas evoluções
Ainda não fizemos uma matéria sobre os modelos do Chevette vendidos na América do Norte, mas hoje quero trazer algumas informações mais técnicas bem interessantes sobre a motorização deles, que é muito semelhante à nossa.
Num breve resumo, as versões vendidas por lá eram as seguintes:
Chevy Chevette, Pontiac T-1000, Buick Opel e Opel Isuzu - Nos EUA
Pontiac Acadian e Pontiac 1000 - No Canadá
Vamos falar hoje somente das versões à gasolina, mas antes de tudo é preciso definir alguns pontos e informações:
Motor G140 e G161Z são motores Isuzu da mesma família que originou o motor Brasileiro e o Americano, porém são 3 concepções de motores diferentes que vamos abordar abaixo:
(Todos os dados de desempenho são com o uso de Gasolina)
Motor 1.4L OHV (Isuzu G140)
O motor 1.4 Isuzu não é muito similar ao nosso, pois ele é um OHV (Over Head Valves), isso significa que as válvulas estão localizadas acima do pistão, mas não o comando de válvulas, que nesse caso atua por varetas, ao contrário do nosso OHC (Over Head Camshaft), que tem as válvulas e o comando no cabeçote.
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 66,2mm
Deslocamento: 1398cm³
Potência: 53cv à 5200 rpm (66,5cv Bruto)
Torque 9,5Kg à 3600 rpm (11,8Kgfm Bruto)
Taxa de Compressão: 8,0:1
(Não foi possível encontrar imagens desse motor)
Motor 1.6L DOHC/SOHC (Isuzu G161Z/AZA1)
Essa mecânica, mesmo sendo da mesma família de motores do G140, tem uma construção diferente, com comando de válvulas sobre o cabeçote, podendo ser de duplo comando (DOHC) ou simples (SOHC), sempre com 8 válvulas, e tocadas por corrente de comando. Esse motor já é bem semelhante ao motor do Chevette nacional e foi baseado nele que o nosso foi desenvolvido.
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 75mm
Deslocamento: 1584cm³
Potência: 99cv à 6000 rpm
Torque 13,7Kgfm à 4000 rpm
Taxa de Compressão: 8,3:1
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Face do bloco do G161Z - muito semelhante ao nosso Chevette |
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Lateral do bloco |
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Motor completo - é possível ver a estrutura externa da corrente de comando |
Motor 1.4L OHC (Brasileiro)
Esse é o mais conhecido por nós, foi desenvolvido aqui baseado no G140 e no G161Z, porém as válvulas são comandas por correia dentada, diferente das varetas do G140 e da corrente de comando do G161Z. Embora esse motor tenha números diferentes, vamos usar os dados da sua primeira versão, de 1973, já que a pequena mudança na taxa de compressão dos GP influenciou muito pouco no desempenho.
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 66,2mm
Deslocamento: 1398cm³
Potência: 65cv à 5800 rpm
Torque 13,3Kgfm à 3000 rpm
Taxa de Compressão: 7,8:1
Motor 1.6L OHC (Brasileiro)
Seguindo as mudanças estruturais que o motor 1.4 nacional trouxe com relação aos japoneses, temos o motor 1.6, com as dimensões semelhantes ao G161Z, porém com um pouco mais de curso no virabrequim, e com um desempenho até um pouco abaixo do esperado. Afinal o japonês chegava aos 100 cavalos, mesmo carburado e o nosso também tem o torque menor. Talvez isso se deva ao fato do cabeçote ser mal otimizado e acabar restringindo a respiração e o fluxo do motor, e também pela baixa taxa de compressão do motor brasileiro, comparado ao Japonês.
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 75,7mm
Deslocamento: 1599cm³
Potência: 76cv à 5800 rpm
Torque 10,8Kgfm à 3600 rpm
Taxa de Compressão: 7,8:1
Motor 1.6L OHC (1.6/S Brasileiro)
Como o nosso motor 1.6 sofreu alterações significativas em 1987, vamos trazer as informações sobre ele abaixo. Houve uma leve redução de peso nas bielas e nos pistões, uma nova carburação e um desenho melhor do coletor de admissão. A taxa de compressão subiu um pouco e tivemos um desempenho levemente melhor. Atenção para os dados aqui, que foram aferidos seguindo uma norma diferente, considerando as perdas. Entre parênteses, os números de potência e torque brutos, aproximados)
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 75,7mm
Deslocamento: 1599cm³
Potência: 73cv à 5800 rpm (91cv bruto)
Torque 12,6Kgfm à 3600 rpm (15,75 Kgfm bruto)
Taxa de Compressão: 8,5:1
Motor 1.6 OHC (Americano)
Aqui a gente começa com algumas diferenças em relação ao motor Brasileiro, eles são muito similares, praticamente idênticos, porém com melhorias pontuais comparados ao nosso. A primeira diferença se encontra no cabeçote, com tuchos hidráulicos, e uma pequena mudança de posição no duto de subida do óleo, que se encontra também no bloco.
E falando no bloco, visualmente ele parece ser idêntico, porém no lado da admissão, ele possui reforços e selos, ao contrário do nosso em que é possível ver as "barrigas" que cercam os cilindros. Esses reforços e selos a mais podem ter algo a ver com a necessidade de maior resistência do motor a variações de temperatura muito grandes entre verão e inverno, diferente dos nossos motores nacionais que não possuem essa necessidade. Há boatos que esses motores foram projetados e fabricados no Brasil, porém é uma informação ainda a se confirmar. Vamos aos números:
Diâmetro do cilindro: 82mm
Curso do virabrequim: 75,7mm
Deslocamento: 1599cm³
Potência: 71cv à 4800 rpm
Torque 11,1Kgfm à 3400 rpm
Taxa de Compressão: 8,6:1
Face do bloco de Chevette americano - destaque para duto de óleo em posição diferente |
Lado do Motorista, repare nos selos que não existem no bloco brasileiro. |
Motor 1.4 OHC (Americano)
Esse é um motor sobre o qual praticamente não existe informação na internet. Nem sequer fotos dele é possível encontrar. Estou em busca de informações sobre ele e devo atualizar essa parte da matéria assim que conseguir. Agradeço a compreensão.
Motor 1.6 GM FII (Chevrolet Monza)
Finalmente chegamos a esse que é considerado o sucessor do motor do Chevette. Pelas furações do bloco e cabeçotes serem muito semelhantes, e por ser possível adaptar o cabeçote do GB FII no motor do Chevette, essa família de motores foi considerada a sucessora do OHC Brasileiro/Americano. Na sua construção é possível notar bastante semelhança ente ele e os blocos OHC BR/EUA, ainda mais pelo fato dos americanos terem "testado" os tuchos hidráulicos e já terem a mudança de posição do duto de óleo. Diminuindo o diâmetro e com curso maior, foi possível fazer do Família II um motor bastante versátil, indo do 1.6, até 2.4.
Diâmetro do cilindro: 80mm
Curso do virabrequim: 79,5mm
Deslocamento: 1598cm³
Potência: 75cv à 5200 rpm
Torque 13,8Kgfm à 2600 rpm
Taxa de Compressão: 8:1
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Obs: Esse é um GM FII 2.0 |
Vale lembrar que o motor Família II não é um substituto direto dos OHC BR/EUA, mas por ter muita semelhanças estruturais, assim como dos OHC para os motores Isuzu, é considerado uma "evolução".
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