Cabeçotes do Chevette - Quais as Diferenças?

 Todo Chevetteiro entusiasta já ouviu algum vez que o cabeçote do Chevette 1.4 é melhor do que o do Chevette 1.6, e a princípio isso pode não fazer sentido, afinal:

Como é que o cabeçote do motor menor é melhor que o do motor maior?

Eu me perguntei a mesma coisa e fui procurar saber a resposta e aqui está:



Cabeçote 1.6/S (1987 a 1994)
Cabeçote 1.4 (1973 a 1977)



Cabeçote 1.4 (1977 a 1983)
Cabeçote 1.6 (1980 a 1987)


Existe uma pequena parede que forma uma "rampa de aceleração" para a mistura ar combustível nos dutos de admissão do cabeçote do motor 1.6/S. A ideia da GM com essa rampa era literalmente acelerar o fluxo dos gases para dentro da câmara de combustão, e foi o que deu um fôlego a mais ao motor 1.6, junto com algumas outras melhorias de alívio de peso e taxa de compressão.

Se você pretende fazer uma preparação Turbo no seu chevette, talvez mudar para o cabeçote do 1.4 pode ajudar bastante, afinal ele não tem essa restrição. Mas talvez você possa ter problemas com taxa se não mudar os pistões, pois a câmara de combustão do 1.4 é menor. Uma outra opção seria retrabalhar o duto de admissão do cabeçote do 1.6/S para remover essa rampa e abrir mais o duto também. Assim você mantém a câmara de combustão grande, consegue aumentar o duto e não precisa trocar de cabeçote.

E como é essa Restrição?

Chega ver:

Reprodução: Canal Milan Dark - Youtube

Esse é um dos dutos de admissão, lá ao fundo você consegue ver a válvula, coberta parcialmente por essa "parede".



Reprodução: Canal Milan Dark - Youtube

Já no cabeçote do 1.4 e dos primeiros 1.6 você não vê essa "parede" e consegue visualizar a válvula completamente.

Aí você pode me perguntar:

E o cabeçote do 1.0 não seria melhor ainda?

Com toda certeza que não!

Cabeçote do Chevette 1.0 (Júnior)


O cabeçote do 1.0 tem válvulas menores e provavelmente deve ter alguma restrição ainda, porque sua proposta era somente ter baixo consumo e não desempenho... O maior engraçado é que boatos dizem que bebe tanto quanto ou até mais que o 1.6...

Resumindo tudo: Não existe isso de cabeçote melhor e ponto. Isso é lenda que youtuber e gente sem informação coloca na sua cabeça. O que existe e sempre vai existir é: Existe um cabeçote melhor pra cada aplicação, isso é: Depende do que você quer fazer.

Da mesma forma que cabeçotes 16v são melhores de alta e piores de baixa quando comparados aos 8v.
Tudo depende! Bater o martelo de melhor cabeçote, melhor bloco, melhor pistão, melhor isso e melhor aquilo... a gente só tá passando as nossas impressões de acordo com os nossos interesses.

Pro cara que usa o Chevette no dia a dia, sem se preocupar com desempenho e esportividade, uma Weber 40 não vai ser o melhor carburador, pois vai exigir dele uma manutenção mais complexa e cara, e um consumo maior.
Pro cara que quer montar um chevette preparado aspirado, um comando pra turbo não vai ser a melhor opção... tá entendendo onde a gente chega?


Aqui abaixo eu descrevo as minhas opiniões que podem te ajudar a escolher o melhor cabeçote, de acordo com o que você pretende fazer com seu carro.


"Quero um carro Original": Não mexa em nada, ora!

"Quero só ganhar uns cavalinhos": Isso um carburador melhor e um coletor de escape dimensionado já podem te ajudar, sem precisar que você abra o motor.

"Vou montar um 1.6 aspiradão e taxado no Álcool": Bloco 1.6, pistão 1.6/s com domo (Álcool), cabeçote 1.4 fase 1 (oval)

"Vou montar um 1.6 aspiradão e taxado na Gasolina": Bloco 1.6, pistão 1.6/s reto (Gasolina), cabeçote 1.4 fase 1 (oval)

"Vou montar um 1.6 turbo na Gasolina": Bloco 1.6, pistão 1.6 com rebaixo (1981 a 1986 Gas.), cabeçote 1.6/s retrabalhado

"Vou montar um 1.6 turbo no Álcool": Bloco 1.6, pistão 1.6/s reto (Gasolina), cabeçote 1.6/s retrabalhado

"Vou montar um 1.4 tur...": pra quê? faça 1.6, é só mandar abrir o seu bloco, não precisa trocar.


Mas assim como não existe nada mais diferente que dois motores iguais, cada motor e cada carro é um caso. Use essas informações apenas como um guia de por onde começar, um ponto de partida. Todo projeto é único e não existe receita pronta perfeita pra agradar todo mundo. 

Lembre-se também que cabeçote e taxa não é tudo. Preparar um motor envolve ponto, combustível, comando, se for turbo a pressão também entra na conta... 

E você, qual receita tem pra compartilhar com a gente?

Tõe do Chevas

Publicada em 20/09/2022

Atualizada em 16/04/2025

Comentários

Postar um comentário

Mais Lidas