Chevette à Gasolina e Naftalina, Combina?
O Chevette sem dúvidas é um dos antigos mais queridos por todos os públicos, seja pra um jovem como eu que tem como primeiro carro, seja pra quem curte o antigomobilismo e coleciona essas relíquias, ou seja pros entusiastas de preparação, arrancadas, drift...
O que todo Chevetteiro gosta mesmo é de esmagar o acelerador no assoalho e ver o monstro roncar debaixo do capô (dizem que raja também, mas não sei nem o que é isso). E pra essa brincadeira ficar ainda mais interessante, nada melhor do que juntar a mecânica robusta do Chevette com alguns venenos, como se dizia antigamente...
![]() |
| Chevette-Lotus de Luiz Dränger |
Uma das mais antigas (e também mais baratas) é o uso da naftalina na gasolina. Aí você me pergunta:
Vai tirar o mofo do motor e deixar ele mais potente?
Brincadeiras à parte, por mais que pareça engraçado e sem sentido, realmente tem sentido e funciona (só pra gasolina). A questão é que o Naftaleno, que é o composto da naftalina é bastante inflamável, e lá nas antigas onde a gasolina tinha entre 60 e 80 octanas, o uso da naftalina fazia chegar até 90 octanas, deixando os carburados bastante espertinhos. Hoje, como a gasolina tem no mínimo 92 octanas (Segundo a Petrobrás), pode ser que a diferença de desempenho no seu carburado não seja tanta, porquê a qualidade da gasolina melhorou. Mas como nem todo mundo é honesto e alguns postos "batizam" suas gasosas pra aumentar os lucros, acho que seria interessante manter ali umas bolinhas no tanque.
![]() |
| Como NÃO colocar naftalina no tanque |
Agora vamos ao que interessa: Caso você realmente queira usar, é por sua conta e risco, eu particularmente uso e não tive problemas. Esse procedimento é recomendado só para veículos carburados, por conta que a injeção eletrônica se adaptaria à maior octanagem e o máximo que poderia acontecer é uma leve redução de consumo (suposição).
Qualquer Naftalina do mercado serve?
N-Ã-O-!
Você tem que se atentar no composto da naftalina que tá comprando, ela não pode conter para-diclorobenzeno. Deve ter algo escrito na composição como NAFTALENO PURO, ou 100% NAFTALENO ou só NAFTALENO mesmo.
E quem disse que isso funciona?
Pergunta lá no Posto Ipiranga...
Os Caçadores de Mitos, que todo mundo ou quase todo mundo já viu alguma vez, testaram num v8 roncador e funcionou. Se em v8 funciona, imagina no motor do Chevette?
Daí eu posso sacudir um pacotinho daquele dentro do tanque e pau na máquina?
É doido é?
O ideal é você pegar uma garrafa seja de que tamanho for e colocar as bolinhas e a gasolina dentro pra diluir (você não quer entupir esse seu Solex véio de guerra, ou o carbura de fusca). Depois que ela "sumir" na garrafa, pega 2 filtros de papel (desses de café), bota um dentro do outro, funil e tanque!
Sim, mas você não disse quantas bolinhas eu boto...
Deixe de agonia meu véi...
Segundo eu vi em alguns fórums, a galera usava 5 bolinhas pra meio tanque, então você ia botar as 5 bolinhas na garrafa e estar com o tanque na metade. Eu faço exatamente dessa forma, mas recomendo botar metade na primeira vez. Não testei se faz uma diferença enorme, mas aparentemente funciona.
![]() |
| Boatos que o dono colocou 25 bolinhas de naftalina no tanque... |
E quais as contraindicações?
Sei lá, não sou médico nem engenheiro.
Não posso dar garantia de nada, eu assumo o risco de fazer no meu, você pode fazer no seu por sua conta também. Dizem que pode deixar borra no motor, mas vi também que a solução pra essa borra seria filtrar a mistura pra garantir que a parte que não dilui da naftalina não entre no tanque... e bom, meu carro tem filtro de combustível... então imagino que o carbura esteja protegido.
Existem outras receitas também e em breve trarei mais coisas pra cá. Compartilha pros chevetteiros aí e bora todo mundo zerar as naftalinas do mercado no fim de semana! Pau na máquina!




.png)
.jpg)

Comentários
Postar um comentário