Chevette GP II: O que é bom merece bis

 Em 1977 o Chevette era eleito novamente o Carro Oficial do GP do Brasil, e a Chevrolet trouxe mais uma vez o Chevette GP sob o slogan "O que é bom, merece bis".


O Chevette GP II 1977 trazia algumas mudanças em relação ao Chevette GP 1976: a faixa lateral identificada por "GP II", faróis de milha agora com lentes amarelas, novas rodas e mais detalhes alusivos à versão no interior. Com a saída do Volkswagen SP2 de cena em 1976, restou como concorrente ao GPII o Fusca 1600s, assim, assumiu o posto de Compacto Mais Rápido do Brasil.


A mecânica ainda era a mesma 1.4 com opcional de maior taxa de compressão, assim como o Chevette GP 1976, porém era no interior que o GP II se destacava do seu antecessor: O porta-luvas agora possuía tampa e chave, o painel de instrumentos agora tinha o fundo prata e ostentava um conta-giros onde antes eram o medidor de temperatura e de combustível. No console central, abaixo do rádio, se encontrava um vacuômetro, voltímetro, e marcadores de temperatura de água e de nível de combustível.
Por conta do sumiço da "gasolina azul" dos postos de combustíveis, a Chevrolet deixou de oferecer o motor com maior taxa de compressão (por problemas de batida de pino com gasolina comum).

Assim como no ano anterior, algumas unidades foram entregues aos pilotos da Fórmula 1 e aos organizadores. O "chevetteiro temporário" mais icônico foi o então campeão mundial James Hunt que recebeu uma unidade amarela para usar na semana do Gran Prix.
James Hunt e o Chevette GP II (Ao fundo, uma Mercedes 280 CE 1974)

Hunt disse que o carro poderia ser considerado um bom carro em muitos aspectos, mas como esportivo deixava a desejar. Vale lembrar que James Hunt também foi garoto propaganda do Vauxhall Chevette, versão britânica do Chevette, que chegou a ter motorização 2.3 de 136cv (um verdadeiro esportivo comparado aos pífios 72cv do nosso) Veja avaliação completa de Hunt:


 

Ficha Técnica – Chevette GP 1976

Carroceria sedã;

Porte compacto;

Duas portas;

Motor 1.4 Chevrolet

4 Cilindros em linha;

Tuchos mecânicos;

Tração traseira;

Combustível Gasolina;

Carburador;

Direção Simples;

Câmbio manual de 4 marchas;

Freios discos sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;

Peso 890 kg;

Potência 72 cv;

10,8 kgfm a 3800 rpm;

De 0 a 100 – 19,5 Segundos;

Velocidade máxima 144 km/h;

Consumo Cidade 9 km/l Estrada 13,5 km/l;

Autonomia: Cidade 405 km – Estrada 585 km;

Porta malas 323 Litros;

Tanque de combustível 45 Litros.


Galeria de Fotos

Chevette GP II em Interlagos - 1977

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

Reprodução - Pastore Car Collection

James Hunt - Garoto propaganda do Vauxhall Chevette


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