Conheça o Isuzu Gemini: O Chevette Japonês

 Na busca de todas as variantes do Chevette pelo mundo, encontrei um japonês simpático fabricado pela Isuzu: o Gemini

Lançado no Japão em 1974, mesmo ano do Opel Kadett C (do qual compartilha a plataforma) e um ano após o Chevrolet Chevette no Brasil, o Isuzu Bellett Gemini, posteriormente Isuzu Gemini, veio para substituir o antigo Isuzu Bellett após a General Motors adquirir uma fatia operacional da japonesa Isuzu.

Isuzu Gemini 1974


A plataforma, claro, é a dos T-Cars, plataforma global da qual derivaram-se vários carros incluindo o nosso Chevette por aqui. Tinha algumas opções interessantes como o Sedan de 4 portas que é raro por aqui, e o Coupé de 2 portas que não foi sequer cogitado pro nosso mercado.

Isuzu Gemini Coupé ZZ 1974

Destaque para as linhas laterais do coupé que nunca vimos por aqui

Em termos de mecânica o Gemini foi lançado oficialmente com um 1.6 litro OHV (Comando de Válvulas no bloco e válvulas no cabeçote) à gasolina de 61cv e em 1977 recebeu junto com o facelift um novo motor 1.8 SOHC de 110cv. As versões esportivas do Coupé foram denominadas ZZ e foram equipadas com o motor 1.8 DOHC de 130cv e qualquer um poderia ter o opcional de câmbio automático. Teve também opções de motorização Diesel 1.8 de 61cv, 1.8 injetado de 66cv e 1.8 turbo de 74cv.

Em Junho de 1977 recebeu o primeiro facelift, passando a ter faróis quadrados nas versões 1.8 como o Opel Kadett e em Novembro, todas as versões já utilizariam os faróis quadrados. 


Em 1979 recebeu uma nova frente, ficando mais "bicudo", a traseira também foi remodelada. Além das mudanças estéticas, o cofre do motor teve de ter o espaço ampliado para receber radiadores maiores e os motores 1.8 litro à gasolina e à diesel.


Isuzu Gemini 1979
Isuzu Gemini 1979

Por lá foi vendido até 1985, quando ganhou nova geração e plataforma, não derivando mais da plataforma T da GM/Opel
Isuzu Gemini 1984


Por hora é só, fiquem com algumas fotos extras e também do interior do irmão japonês do Chevette:












Comentários

  1. Morando fora do Brasil, no Uruguai, o meu pai, comprou lá em 1981, quando aquele pais começou a se abrir para as importações, um Isuzu Gemini, a versão coupé, que chamava a atencão na rua.Isso após se arrepender de ter um Chevette, a diferença era enorme nos acabamentos, capricho na construção, nobreza e vinha com caixa de 5a. quando aqui ainda tinhamos os Corcels com 4 marchas.
    Era o chevette rico, produzido no Japão, porém que compartilhava muitas peças do motor e de chapeação com os da GM.
    Tinha até versões Diesel, e era comum comprar só o motor para colocar em Jipes, VW voyage e outras adaptações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Lidas