Em 1981 a Chevrolet lançava o Chevette S/R, este que seria o primeiro Chevette brasileiro realmente esportivo (dado os Chevettes GP terem apenas uma caracterização esportiva). Inaugurou o motor 1.6 na carroceria Hatch que tinha apenas dois anos de mercado, trazendo um visual agressivo e um desempenho digno de um esportivo.
Os rumores de sua chegada já se viam no Salão do Automóvel de 1978, quando foi exibido o protótipo do Chevette SR. Visualmente inspirado no Vauxhall Chevette HSR (Versão esportiva Britânica), o protótipo do Chevette S/R era bem diferente do que foi lançado em 1981. O conceito trazia um capô mais alto e sem a grade, faróis redondos sob lente quadrada, pintura em degradê, saias laterais, para-choque envolvente, e o mais interessante: o conceito foi feito baseado no sedã de 2 portas e não no hatch.
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| Protótipo Chevette S/R 1978 |
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| Vauxhall Chevette HSR 1975 |
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| Traseira do Vauxhall Chevette HSR 1975 |
Três anos depois da exibição do protótipo, chega às lojas o S/R real, com design bem mais simples, somente na carroceria Hatch, porém com detalhes interessantes que o diferenciavam das versões comuns. Trazia molduras escuras e faróis quadrados, milhas abaixo do para-choques, rodas de liga leve e um aerofólio discreto, porém muito bonito na traseira, que deixou o visual do hatch muito mais harmônico.
No interior, bancos inteiriços de um misto de tecido xadrez e uma imitação de couro no acabamento, volante 4 raios exclusivo, forros de porta no mesmo padrão dos bancos e painel semelhante ao Chevette GP II. A novidade também vinha nos bancos traseiros que tinham o encosto bipartido, um ponto positivo que faria o minúsculo porta-malas aumentar sem perder todo o banco traseiro.

No cofre, era o primeiro a trazer o motor 1.6 à gasolina que aliado ao câmbio de 4 marchas rendia 80cv e 11,6kgfm de torque que levavam o pequeno hatch de 0 a 100 em 16,5 segundos, bem rápido pra época e 3 segundos mais rápido que o Chevette GP II 1977. O consumo rodoviário chegava a 14km/l e sua máxima era de 148km/h, o que se devia também à limitação do câmbio de 4 marchas. Mas mesmo assim, tinha potência superior aos Chevettes 1.6 posteriores (incluindo o 1.6/S), isso pode ser tanto por mudança de parâmetros de medição, quanto por variação no cabeçote.
(Leia matéria sobre cabeçotes aqui no blog).
Ficha Técnica – Chevette S/R 1981
Carroceria hatch;
Porte compacto;
Duas portas;
Motor 1.6 Chevrolet
4 Cilindros em linha;
Tuchos mecânicos;
Tração traseira;
Combustível Gasolina;
Carburador;
Direção Simples;
Câmbio manual de 4 marchas;
Freios discos sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso 898 kg;
Potência 80 cv;
11,6 kgfm a 3600 rpm;
De 0 a 100 – 16,5 Segundos;
Velocidade máxima 148 km/h;
Consumo Cidade 10 km/l Estrada 14 km/l;
Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 630 km;
Porta malas 150 Litros;
Tanque de combustível 45 Litros.
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