Escapamento - Como deixar o ronco legal!

O Chevette mesmo sendo um carro antigo tem um som de escape original bastante silencioso, sinal que os abafadores trabalham bem, porque sem eles o ronco é um rasgado ensurdecedor. Mas você sabe como fazer pra deixar o ronco do seu Chevette legal?

Escape original do Chevette

Uma das primeiras alterações, e talvez uma das mais baratas é remover o abafador intermediário. A penúltima peça do escape, que tem a curva que passa por cima do eixo traseiro, possui um abafador que pode ser retirado e substituído por um tubo. Nesse caso, se mantém o abafador final e o ronco fica bem bacana.

Escape sem o silencioso intermediário

Uma outra alteração interessante é remover essa peça com a curva e instalar o abafador final no lugar dela, fazendo o escape ficar mais curto e terminar embaixo do banco traseiro. O ronco fica bem grave e alto, chama atenção, porém é preciso serrar uma parte da ponta do escape pra não ficar esbarrando no eixo traseiro, já que após o abafador o cano ainda é bem longo originalmente.

Veja como fica o som aqui!

Opção 2


Uma modificação muito feita é o uso do escape direto, nesse caso são removidos os abafadores intermediário e final, mantendo os tubos. O ronco fica alto e rasgado, podendo incomodar um pouco.



Partindo para modificações maiores, você pode optar por instalar um abafador final esportivo, podendo ou não remover o abafador intermediário, vai de acordo com o gosto e o estilo que você deseja.

Veja como fica o som aqui!

Chevette com Abafador Esportivo

Subindo ainda mais o nível, você pode trocar o coletor de escape original por um Coletor 4x1 dimensionado. O coletor original é um 4x1 nos modelos 73 a 77 e um 4x2x1 nos modelos 78 a 94, então você vai notar diferenças significativas no som do escape, ainda mais se combinar com alguma das alterações anteriores. Vale lembrar que será preciso alterar aquela primeira parte da tubulação do escape original, o "Tubo Motor".

Veja como fica o som aqui!

Coletor Dimensionado 4x1

Chegando no último patamar, minha modificação preferida: Um coletor 4x2 dimensionado, com escape duplo completo, um abafador intermediário duplo de Opala e escape final tipo "espingarda". Você vai ter uma linha inteira de escape duplo e o som sendo alternado entre um cano e outro. A junção do coletor une cilindros 1-3 e o 2-4, e como a ordem de queima do Chevette é 1-3-4-2, o som alterna entre as bocas como 1-1-2-2 e fica incrível.

Veja como fica o som aqui!


Há ainda uma mais rara e bonita de se ver também, que é o coletor de escape "Ram Horn" 4x2 ou 4x1. O Formato dos tubos explica o nome: Imita as espirais dos chifres dos carneiros. Além de ficar lindo no cofre, o ronco também é único.

Veja como fica aqui!

Chevette com coletor de escape Ram Horn

Você também pode mandar fazer um escape sob medida que fique do jeito que você quer/imagina. Uma boa oficina especializada em escapes pode dar conta disso, e é muito mais certo que o resultado vai sair de acordo com o seu interesse. 

Um difusor de Escape também pode ser uma boa solução para alternar entre um escape silencioso e um escape barulhento sem ter que levantar o carro e ficar mexendo nos tubos e abafadores toda vez que quiser mudar.

Ponteiras esportivas não mudam o som do escape, ao não ser aquelas que dizem imitar som de carro turbo, mas pra ser sincero, seu carro vai parecer que está com um apito ou um grilo no escape. Fica feio e não parece ser turbo coisa nenhuma, é perca de tempo e de dinheiro.

Outras alterações que podem surtir efeito no som do escape são: Coletor de Admissão, Carburador, Filtro de Ar, Turbo, etc...



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