Projeto dos Seguidores: Chevette L Silver Line Turbo
Hoje vamos conhecer um projeto bem bacana que usa como base um dos raros exemplares do Chevette L Silver Line de 1984. Veremos primeiro algumas fotos do veículo de quando foi comprado, ainda quase todo original:
O Yago Prando, proprietário, é filho de um ex-engenheiro da GM (Paulo Prando, que trabalhou 20 anos na Engenharia Experimental) e também sobrinho de Roberto Prando, que possui oficina mecânica a mais de 30 anos, onde 70% do projeto foi montado. Em 2017, quando tinha 12 anos de idade, ele e seu pai adquiriram este exemplar do Chevette L Silver Line 1984. O intuito principal era que o seu pai e o seu tio ensinassem como funcionava cada parte de um carro, já que ele sempre teve fascinação nessa área, principalmente se tratando da linha Chevrolet dos anos 70, 80 e 90. Sobre as modificações do projeto, a ideia não era ser um projeto focado na performance, mas sim em trazer modernizações em segurança, e conforto aos moldes de um carro atual, se comparando, por exemplo, a um Chevrolet Onix.
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Primeira semana com o carro, corrigindo alguns problemas ocasionados por desgaste do tempo. |
O veículo foi comprado com apenas 84.000km rodados originais, o que é bem pouco para sua idade e justifica sua placa preta e seu estado de conservação impecável. Apenas os retrovisores não eram os originais, sendo dos modelos 86 em diante. O carro integrava uma pequena coleção particular no interior de São Paulo.
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Primeira modificação, bancos em couro no lugar dos de tecido Portinari originais do Silver Line. |
Parte estética
O mesmo foi pintado em sua cor correta, Prata Andino, foi feita a pintura e a colocação dos frisos ao redor do vidro, como nas versões SL, tendo também o seu interior pintado de preto. O interior ainda recebeu um volante do Corsa revestido em couro e o painel da marca ODG
As rodas originais de 13 polegadas fora substituídas por rodas da marca Scorro, a mesma marca que o Misto-Quente de rally utilizava, modelo S237, calçadas com pneus Toyo Tires de 195/65 R15.
Um par de projetores universal foram colocadas nos faróis, devido a péssima iluminação que os conjuntos originais proporciona, os projetores foram adaptados nas carcaças dos faróis originais.
Amortecedores de capo foram adaptados, utilizamos amortecedores da tampa traseira do Fox.
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Frisos em volta do vidro e pintura preta igual nas versões SL. |
Itens de conforto
O carro possui bancos em couro, vidros elétricos, travas elétricas, espelhos retrovisores elétricos, onde foram adaptados os mecanismos internos dos espelhos da GM Meriva. Além disso o carro possui direção hidráulica com a adaptação do cilindro e do bloco de válvulas da Citroen Xsara e Ar condicionado integrado às saídas de ar originais do painel, eliminando o famoso "gela saco". Toda a adaptação do evaporador foi realizada na caixa de ar de ventilação forçada original do Chevette L, porém foi necessário transformar a captação de ar para apenas interna.
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Começando as maldades, motor fora do lugar. |
Mecânica
O carro possui a famosa e campeã receita conhecida como misto-quente. A parte de baixo permanece original, trocando apenas para pistões de Monza 1.8 Fase II à gasolina usinados, gerando 1710 cilindradas, e passando a taxa de compressão para 10,0:1. Já o cabeçote escolhido foi o Família II roletado, que equipou carros como Astra, Zafira, Vectra e S10 de 2009 a 2013, recebeu o trabalho de polimento de dutos de admissão e escape, um escapamento 4x1 concebido pela Garagem Macena. O coletor de admissão foi o original de plástico que possui um ótimo fluxo de ar, em conjunto o mesmo trabalha com uma Tbi de 60mm e atuador de marcha lenta PWM, sendo esse conjunto original do Omega 2.0. Ainda, o carro possui polia regulável e bicos injetores de 28lbs/h que são gerenciados por uma Fueltech FT450.
Foram extraídos em dinamômetro, 95,40wHp à 5993rpm e 14,19Kgfm à 3257rpm nas rodas, em um acerto realizado em conjunto com o Tuned By Dellilo.
Itens de segurança e suspensão
O carro possui freio a disco nas quatro rodas, na frente utilizamos o conjunto dianteiro do Astra 280mm e na traseira o disco de freio é o dianteiro do Renault Twingo e a pinça traseira do Fiat Tempra.
A suspensão permanece toda original, porem já utilizamos as molas dianteiras do Chevette com ar-condicionado, mas eram muito fortes fazendo o carro pular em todos os buracos.
Nos bancos traseiros foram instalados um par de cintos de 3 pontos.
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Direção hidráulica, adaptado o cabeçote da direção hidráulica e o pistão externo da Xsara. |
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Pintura nova, agora com o tom e pigmentação original. Novas rodas Scorro modelo S237, foram colocadas contra gosto, pois queria permanecer com as rodas originais, mas infelizmente com a mecânica nova e a direção hidráulica o carro acabou ficando muito instável e sem um freio apropriado, portanto foram colocados junto ao conjunto das rodas pneus 195/65 R15. Na dianteira utilizamos o conjunto de pinça e disco do Astra 4 furos e na traseira os discos são os dianteiros do Twingo e as pinças de Fiat Tempra. |
Galeria de Fotos
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