Irineu Mecânico - Um Chevette-Tributo
Muitos grandes e famosos pilotos no automobilismo são frequentemente homenageados, sejam por pilotos mais novos que os admiravam, sejam por fabricantes de veículos que criam versões com nomes de pilotos. Não faz muito tempo que o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, homenageou Ayrton Senna em seu capacete. Também já vimos em terras brasileiras o Fiat Stilo Schumacher, Corsa Piquet, Monza e Ômega Fittipaldi, e até de marcas estrangeiras, como a McLaren Senna. Porém hoje, vamos falar de uma homenagem muito bem feita e que com certeza vai agradar até quem não gosta de Chevette.
José Mário Dias, conhecido por suas incríveis habilidades como fotógrafo de automobilismo, recentemente surpreendeu o mundo do automobilismo ao construir um carro especial em homenagem ao seu pai, um ex-piloto, e teve a honra de ter o ex-piloto de Fórmula 1, Christian Fittipaldi, dando as primeiras voltas no veículo personalizado no icônico Autódromo de Interlagos.
![]() |
| "Véio" - O Chevette-Tributo do Zé Dias |
José Mário Dias, ou Zé Dias, fotógrafo paranaense com vasta experiência de cobertura fotográfica em diversos eventos automobilísticos pelo mundo, colaborou com a ProMacchina Motorsports, oficina comandada pelo multicampeão nos rallys, Mauricio Neves, para criar um projeto de memória esportiva em homenagem à história do seu pai no automobilismo.
O projeto, que durou quatro anos para ser finalizado, consistiu na restauração completa de um Chevrolet Chevette 1977. O carro foi totalmente refeito para que seu visual externo ficasse idêntico ao carro pilotado por Cecílio Irineu Dias, pai de José. O interior do carro e toda a parte mecânica foram atualizados, garantindo ao veículo segurança e confiabilidade para a prática de TrackDay, modalidade onde é permitido colocar o próprio carro nas pistas de corrida, sem que haja competição.
![]() |
| Cecílio Irineu Dias, pai de Zé Dias, ao lado do seu Chevette |
José Mário Dias comentou sobre o projeto: "Este carro representa não apenas uma homenagem à memória do meu pai, mas também um tributo ao legado do automobilismo no Brasil. Foi incrível trabalhar ao lado da equipe da ProMacchina Motorsports e do piloto Mauricio Neves para tornar esse projeto uma realidade."
Christian Fittipaldi e as Primeiras Voltas em Interlagos
A emoção atingiu o ápice quando Christian Fittipaldi, uma lenda viva do automobilismo brasileiro e ex-piloto de Fórmula 1, aceitou o convite para dar as primeiras voltas no carro de José Mário Dias em Interlagos. O Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, foi o cenário perfeito para essa experiência única.
![]() |
| Primeiro teste do Chevette na pista, nas mãos de Christian Fittipaldi |
Fittipaldi compartilhou suas impressões após o test drive: "Fiquei impressionado com o nível de detalhamento do Maurício Neves, afinal, não é um carro atual. Ele conseguiu restaurar de maneira impecável um carro de 40 anos atrás. A atuação na pista é bem equilibrada, e o carro se comportou de maneira notável, considerando sua idade. Fiquei impressionado com o que é possível fazer com um carro com tanta idade."
Mauricio Neves também deu algumas voltas para avaliar o desempenho do Chevette repaginado e comentou: "O carro foi feito com muito cuidado, um projeto de quatro anos com muitas adaptações. Tínhamos reais chances de enfrentar problemas, já que o carro nunca havia andado nem na rua, vindo diretamente da oficina para a pista. Ficamos muito felizes com o resultado."
![]() |
| Zé Dias e equipe da ProMacchina |
Detalhes Técnicos do Carro
O Chevrolet Chevette 1977, restaurado com extremo cuidado e paixão, conta com características técnicas notáveis:
Motor: GM C20XE
Potência: 190 cv a 6000 RPM
Torque: 22 kgfm de Torque a 3900 RPM
Peso: 950 kg
Fluídos: Motul
Bancos e Cinto: OMP Racing
Injeção eletrônica: T5000 InjePro
Pneus: Yokohama Neova 195/55 R15
Freios: TecPads Racing
Amortecedores: Bilstein
Molas: R37
Radiador: Real Radiadores
Rodas: Taludas Rodas
Tapeçaria: Automotiva Tapeçaria
Layout: Victor Bravo/Interlakes
Plotagem: Octanas Motorsport
Ferramentas: Vonder
![]() |
| Capricho em cada detalhe, um projeto de tirar o fôlego! |
José Mário Dias acrescenta que agora também poderá aproveitar para desenvolver mais o hobby da pilotagem: "Agora eu tenho o meu próprio carro de corrida para botar em prática o que aprendi com o instrutor Roberto Manzini. O 'véio', mesmo tendo uma aparência de mais de 40 anos, na prática é um carro moderno."
O projeto continua sendo compartilhado no perfil do fotógrafo no Instagram @josemariodias, e o carro, que conta com o que há de melhor no mercado brasileiro, agora ficará à disposição dos apoiadores do projeto para exposição.
![]() |
| O Chevette foi aclamado por toda a mídia automotiva, e com razão |
José Mário Dias conclui: "Não tenho dúvidas de que o gene do automobilismo que tenho é devido à paixão do meu pai. Agora, sinto que estamos quites, e este projeto é uma forma de honrar sua memória."
Um projeto desses é de esquentar o coração de todo bom chevetteiro, não só por ser um Chevette, mas por toda história por trás do projeto, o carinho nos detalhes pra que o carro fosse não só uma réplica visual, mas também funcional, e bote funcional nisso. Um motor moderno, injeção eletrônica, freios bem dimensionados, suspensão calibrada, reforços estruturais e muito capricho mudam um carro completamente, e a homenagem feita ao Sr. Irineu, com toda certeza foi muito mais do que bem feita.







.png)
.jpg)

Comentários
Postar um comentário