Kadett Postbill - Uma Marajó com porta de correr na Suécia

 Estamos voltando a buscar coisas interessantes no mundo dos Chevettes e seus derivados, então achamos aqui, graças ao @MIAU_Museu, uma Marajó bastante diferenciada: Uma Opel Kadett C Caravan com uma porta de correr.


A princípio, qualquer um deve se perguntar: "Como e porquê?" Então vamos explicar aqui de onde surgiu e pra que isso foi feito.

A Opel Kadett C Caravan, era a versão perua do Opel Kadett C, paralela à relação da nossa Marajó com o Chevette. E sim, existiram "Marajós" com a cara da primeira geração conhecida como "tubarão" (em breve vamos falar mais sobre o Opel Kadett C e cada uma das suas fases).

Essa modificação foi feita por uma empresa Sueca chamada Voll Karosseriefabrik, especializada em fabricação e adaptação de carrocerias para veículos dos correios. Um detalhe interessante a se comentar é o fato de que na Suécia se dirige à direita, assim como no Brasil, porém os veículos postais e de serviços gerais podem ter volante à direita . Isso facilita o acesso à calçada e permite que o motorista não tenha de dar a volta no veículo para fazer entregas, ou até mesmo possa entregar correspondências sem descer.


A modificação envolvia algumas alterações estruturais no veículo, pra poder comportar de forma mais firme o trilho externo que sustentava a porta. Uma dessas alterações era um reforço na Coluna B do carro, que chegou a ser criticado por ter ficado muito larga e talvez diminuir o campo de visão do motorista, mas que também foi elogiada após num grave acidente, ter sido indicada como o motivo da sobrevivência do motorista.


A porta também tinha um formato diferente, o vidro já não abria mais na vertical e sim na horizontal, como os Gurgel BR-800. E para uma abertura total da área na porta, foi necessária uma moldura extra que alonga a área envidraçada, um tanto esquisito visualmente. Ainda acho que o sistema comum de vidro na vertical teria funcionado bem.


E como a porta ficava num trilho externo, pra não entrar água a solução foi estender a porta até o teto, com um trilho que passa em cima do carro e uma cobertura que desce até o paralamas pela Coluna A. (Será que os Opel também entravam água debaixo do painel como os Chevettes aqui?)


E talvez uma pergunta que possa surgir: Era assim dos dois lados?

E a reposta é: Não. No lado esquerdo do veículo a porta era a original e abria da forma normal, com o vidro também na vertical, só se modificava o lado direito mesmo. O que é interessante pois alguns veículos que eram modificados pela Voll Karosseriefabrik tinham todas as colunas alongadas e o teto ficava bem mais alto, mas ainda sim somente a porta direita ficava sob trilhos, e a esquerda era mantida com abertura normal.


O Projeto foi desenvolvido numa parceria tripla da Voll com a General Motors e o Swedish Post (Correio Sueco) e tinha ainda mais algumas alterações no interior semelhantes aos veículos do tipo furgão. Os bancos traseiros eram removidos e o assoalho era plano para facilitar o carregamento e descarregamento, e também a acomodação de caixas e pacotes. Recebia um acrílico para separar a área de carga da cabine e é possível ver também que o banco do motorista ficava um pouco mais elevado, por conta do ressalto do encaixe da porta.


Realmente é algo difícil de se imaginar por aqui, mas já pensou se essa solução fosse aplicada no Brasil também? Imaginem as Fiorinos, Kangoos e similares com bizarras portas de correr externas e volante à direita... É melhor deixar só na imaginação mesmo, certo?

Fiquem com mais algumas imagens da "Marajó Sueca dos Correios"

Visão do interior da área de carga







Antonio Melo,
O Tõe do Chevas

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