1997 - Quando um Chevette virou um Civic
Você provavelmente já deve ter ouvido em falar de Rebadge ou Bagde Engineering e já deve saber que isso se traduziria em algo como "Engenharia de Emblema". Embora isso seja muito mencionado hoje e falado como se fosse coisa dos tempos atuais, essa tática dos fabricantes de trocar os emblemas, uma grade e vender o mesmo carro sob outra marca não é nova. O Chevette mesmo, foi lançado aqui no Brasil em Abril de 73, mas ao redor do mundo teve vários outros nomes e fabricantes diferentes.
Confira: Chevette Pelo Mundo - Os irmãos do Chevette mundo afora
E falando de Chevette, você deve estar pensando o que diabos um Civic está fazendo no meio dessa história toda. Pra entender melhor isso, precisamos viajar para o Japão de 1974, quando a Isuzu, subsidiária da GM por lá, lançava o Isuzu Bellet Gemini.
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Isuzu Gemini Coupé 1974 - Carroceria que não tivemos no Brasil |
O Isuzu Gemini, usava a mesma plataforma e era visualmente idêntico ao nosso Chevette e ao Opel Kadett C na Europa. As sutis diferenças estavam na mecânica, que tinha disponível os motores 1.6 e 1.8 à gasolina (G161Z, G180Z e G180W) e diesel 1.8 e 1.8 Turbo (4FB1 e 4FB1T).
Já em 1985 o Gemini recebia uma segunda geração, numa nova plataforma de tração dianteira, compartilhada dessa vez com o Chevrolet Spectrum. Também foi vendido como Pontiac Sunburst e Chevrolet Gemini em outros lugares. O design foi feito por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, renomado projetista italiano.
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Isuzu Gemini 1988 - Design Italiano num Japonês-Americano |
Sua terceira geração, numa outra plataforma, chegava em 1990, e tinha disponível três versões de carroceria: Sedã de 4 portas, coupé de 3 portas e um hatch 2 portas. O modelo inclusive foi bastante modificado nos anos 2000, no auge da era do Tunning.
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Isuzu Gemini Mk3 |
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Isuzu Gemini Mk4 (Honda Domani) |
O Honda Domani, que era muito semelhante ao Civic, começou a ser vendido rebatizado de Gemini a partir de 1993, sendo a sua quarta geração. Em Fevereiro de 1997 a Isuzu trouxe o nova geração do Domani que era basicamente um Civic com um facelift, para ser a quinta e última geração do Isuzu Gemini. Essa proeza trazia novos faróis, capô, grade, paralamas e parachoques dianteiros. Na traseira, as únicas mudanças eram as lanternas com um desenho diferente, que avançavam mais para o centro da tampa do porta-malas e o parachoque traseiro tinha um desenho levemente diferente.
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Isuzu Gemini Mk5 1997 (Honda Domani-Civic) |
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Honda Civic 1997 |
No Interior a única mudança era o logotipo Honda que havia sido substituído pelo Isuzu, mas o volante era o mesmo. As opções de motor e câmbio também eram as mesmas do Civic, sendo basicamente um clone dele.
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Isuzu Gemini 1997 |
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Interior do Gemini 1997 |
No final das contas, o Civic acabou sendo o "irmão mais novo" do Chevette, embora não tenham literalmente nada compartilhado entre eles, além essa história com o Gemini no Japão. É curioso como alguns frutos da "Engenharia de Emblema" são engraçados e as vezes parecem não fazer sentido. Fiorino vendida como RAM? Celta vendido como Suzuki? Existem tantos "crossovers" por aí, que até dariam um bom roteiro de multiverso.
O Tõe do Chevas
Gostei da história. Não sabia
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