Câmbios do Chevette: Tudo sobre o automático e os manuais

 Hoje vamos falar sobre os variados câmbios que o Chevette teve no Brasil ao longo de sua história. Tivemos inicialmente o câmbio de 4 marchas que perdurou até a chegada do motor 1.6, e depois tivemos o câmbio de 5 marchas que junto com a nova motorização dava maior fôlego ao Chevette. Houve também o opcional de câmbio automático de 3 velocidades, que mesmo com poucas marchas, era bastante eficaz e não aumentava demais o seu consumo.



Entrando na cronologia das coisas, vamos aos dados:

Clark - Opel [Alemão de 4 marchas] (1973)

O primeiro câmbio a equipar o Chevette, foi importado da Alemanha do projeto do Opel Kadett C, durou pouco tempo e por isso é raríssimo de se encontrar.

Isuzu-4 [4 Marchas] (1974-1984)

Maioria dos câmbios 4 marchas são câmbios da Isuzu, que também fabricava o Chevette no Japão como Isuzu Gemini. Foram utilizados durante o uso dos motores 1.4, sendo descontinuados após a chegada do 1.6 em 1983.

Clark [5 marchas] (1983-1994)

Aqui começa a era mais apreciada da mecânica do Chevette: Novo motor e novo câmbio reposicionaram o compacto no mercado, trazendo mais vigor e desempenho pro novo compacto mais rápido do país. Foi introduzido como opcional e se tornou de série apenas em 1987.

Automático Isuzu [3 marchas] (1985-1990)

Foi oferecido como opcional em toda a linha do Chevette. Mesmo sendo um automático de 3 marchas, era confortável e não tinha o consumo elevado.

Eaton [5 marchas] (1991-1994)

É o mesmo câmbio Clark que já equipava a linha desde 1983, a diferença é que a EATON-FULLER adquiriu a Clark e passou a fabricar os mesmos câmbios. Acabou coexistindo com o Clark entre 1991 e 1994, podendo haver chevettes neste período com câmbio Clark ou Eaton, sendo que tecnicamente são os mesmos. Teve a relação alterada também para o Chevette Júnior, equipando assim, duas motorizações diferentes, cada uma com uma relação específica. Hoje é o preferido dos donos de Chevettes 1.4, por dar mais fôlego aos mais antigos.


A seguir, as relações de cada marcha, por modelo e por câmbio:

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Chevette 1.4 Gasolina - (1973)

Câmbio Opel 4 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevette 1.4 Gasolina - (1974 - 1983)

Câmbio Isuzu 4 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevette Hatch 1.4 Gasolina - (1980 - 1982)

Câmbio Isuzu 4 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

Ré) 3,815:1;

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Marajó 1.4 Gasolina - (1980 - 1982)

Câmbio Isuzu 4 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevette 1.6 Gasolina/Álcool - (1983 - 1994)

Câmbio Clark/Eaton 5 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

5ª) 0,840:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevette Hatch 1.6 Gasolina/Álcool - (1982 - 1987)

Câmbio Clark 5 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

5ª) 0,840:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevy 500 1.6 Gasolina/Álcool - (1984 - 1994)

Câmbio Clark 5 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

5ª) 0,840:1;

Ré) 3,815:1;

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Marajó 1.6 Gasolina/Álcool - (1983 - 1989)

Câmbio Clark 5 Marchas

1ª) 3,746:1;

2ª) 2,157:1;

3ª) 1,378:1;

4ª) 1,000:1;

5ª) 0,840:1;

Ré) 3,815:1;

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Chevette 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1990)

Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas

1ª) 2,400:1;

2ª) 1,480:1;

3ª) 1,000:1;

Ré) 1,920:1

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Chevette Hatch 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1987)

Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas

1ª) 2,400:1;

2ª) 1,480:1;

3ª) 1,000:1;

Ré) 1,920:1

══════════════════════════════════

Chevy 500 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1990)

Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas

1ª) 2,400:1;

2ª) 1,480:1;

3ª) 1,000:1;

Ré) 1,920:1

══════════════════════════════════

Marajó 1.6AT Gasolina/Álcool - (1985 - 1989)

Câmbio Automático Isuzu 3 Marchas

1ª) 2,400:1;

2ª) 1,480:1;

3ª) 1,000:1;

Ré) 1,920:1

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Chevette 1.0 Gasolina/Álcool - (1991 - 1994)

Câmbio Clark/Eaton 5 Marchas

1ª) 4,280:1;

2ª) 2,310:1;

3ª) 1,480:1;

4ª) 1,000:1;

5ª) 0,900:1;

Ré) 3,815:1;

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Pelo fato do câmbio 4 marchas ter perdurado até 87, os veículos que tiverem motor 1.6 e câmbio de 4 marchas, podem considerar a tabela dos 1.4 entre 74 e 82.


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